terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Sobe para sete o número de casos suspeitos de febre amarela em SC

  Transmissão da febre amarela pode ser feita por diferentes mosquitos. (Foto: globonews)
O número de casos suspeitos de febre amarela em Santa Catarina subiu de cinco   para sete, informou a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (Dive/SES) nesta segunda-feira (22). A quantidade é referente às notificações entre 1º e 22 de janeiro.
Em dois dos casos suspeitos, as vítimas morreram, sendo um morador de Gaspar,  e, o outro, de Lajeado Grande.  Outros cinco são residentes em Joinville, São José, Lages, Criciúma e Timbó.
Todos os casos tiveram histórico de deslocamento para outros estado estado. Santa Catarina não tem casos de transmissão dentro do estado da doença desde 1966.
Os exames laboratoriais das notificações suspeitas são feitos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Paraná, laboratório de referência em febre amarela para Santa Catarina. Os resultados podem levar até 20 dias para serem liberados.

Morte de macacos

Entre 1º e 22 de janeiro deste ano, foram registradas oito mortes de macacos no estado, ainda em investigação. Segundo a Gerência de Zoonoses da Dive no estado, houve coleta oportuna de amostras em quatro deles, cujos resultados estão sendo aguardados.

Vacinas

De acordo com a Dive, 162 municípios integram as Áreas com Recomendação de Vacina (ARV). A lista pode ser conferida no site do órgão estadual.




G1 SC